Jornal Impresso vai acabar ?

Postado por: PEDAGOGA 2012 às 08:08

Em 2005 o fundador da Microsoft Bill Gates disse ao Jornal Le Figaro: “Em cinco anos, metade das pessoas que hoje lêem jornais impressos migrarão para as páginas de notícias da internet” e ainda completou: “A qualidade e navegabilidade das páginas online dos jornais será crucial para os meios de comunicação impressos. Os jornais e editoras de livros devem cuidar dessa área, caso contrário perderão leitores

Pois é, passados 6 anos (estamos em 2011),  de fato ele tinha razão e o Web Jornalismo tomou conta do mercado. Diversos sites surgiram e hoje é muito comum acessar um Portal de Notícias para ficar atualizado, em tempo real,  dos últimos acontecimentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, os sites de notícias superaram os jornais impressos em número de leitores.
Na minha opinião, o jornal não precisa de fato estar impresso para ser um jornal. Pra mim o futuro dos Jornais está mais para o editorial e para o conteúdo do que no formato impresso propriamente dito. Os jornais impressos devem buscar enfoques diferenciados, mais aprofundados, nichados e também mais ligados à realidade local dos seus leitores.  Por enquanto, a internet e os jornais impressos, ainda são mídias complementares.
Digo isso porque de fato o bolo publicitário vem mudando a favor da internet. A Internet foi a mídia que mais cresceu em publicidade no primeiro semestre de 2011 em relação ao ano anterior. Segundo a pesquisa Inter-Meios, o crescimento da Internet nos seis primeiros meses do ano foi de 16%, superando todos os outros meios. Essa é uma tendência irreversível. Nos Estados Unidos,  a internet já o segundo meio que mais arrecada publicidade, perdendo apenas para a TV.
A principal razão dessa “migração” para a internet,  além do baixo investimento, é a possibilidade de mensuração mais precisa, já que é possível monitorar com exatidão a audiência, qual página é mais acessada e em que horário. Isto permite um direcionamento ou adequação em tempo real, utilizando apelos publicitários produzidos de acordo com o momento, retorno ou as características do público-alvo.
A Internet já superou o Rádio em publicidade no Brasil e não vai demorar a ultrapassar as revistas e os Jornais impressos, respectivamente. Em audiência já estamos lendo menos 18% de jornal  e 15% menos de revista. Acredito que em 2020, a internet só perderá em audiência para a TV que é uma mídia de massa, porém,  com a inclusão digital, a expansão da Banda Larga brasileira, o bônus demográfico, as novas gerações de nativos digitais, além é claro, dos aparelhos móveis no Brasil, a cobertura da internet deverá ser semelhante a da TV aberta.
Não estou dizendo que os meios de comunicação acabarão e só vai ficar a Internet, estou afirmando que o crescimento é inevitável e que os demais veículos deverão ser muito mais enxutos e Digitais daqui pra frente para se manterem no mercado.
E você, o que acha? Os os Portais estão substituindo os jornais Impressos? Você está lendo menos Jornal? Você compra todos os dias os jornais nas bancas?

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