Quando foi a ultima vez que você mandou uma carta com selo pelo correio? Eu mesmo acho que fazem uns 15 anos que mandei pela última vez. Se você é da geração Z ou Y é possível que você talvez diga que nunca o fez. É verdade! Muita gente sequer escreveu uma única carta na vida e despachou pelo correio.
Trago essa discussão a tona para mais uma vez representar na prática o que está acontecendo com os meios tradicionais de comunicação, pois com o amplo uso dos meios eletrônicos, as tradicionais cartas de papel estão caindo em desuso.
As cartas que recebemos hoje são geralmente de contas de água, luz, telefone, boletos bancários, cartões de crédito e propaganda. Muitos desses serviços que enviam cartas já usam também o e-mail para mandar o mesmo documento. Eu recebo, por exemplo, a fatura do cartão por correio e por e-mail. O extrato do programa de fidelidade antes era por correio, hoje é somente por e-mail. Na verdade o papel propriamente dito é muito mais caro, não é ecologicamente correto e está ficando fora de moda.
Os Correios prestam uma infinidade de outros serviços, mas a carta tradicional foi seu carro-chefe por muito tempo. Porém, agora, até o boleto bancário que chegava via postal pode ser pago eletronicamente, ou seja, um envelope a menos para ser entregue. Com esse e outros exemplos, cada vez mais, tudo está indo para o Digital.
Quando mandamos alguma carta hoje fazemos via Sedex ou correspondência registrada, e mesmo assim apenas de encomendas ou algum documento, contratos ou similares, que precisam ser originais.
Ahh João, você está afirmando que os Correios vão fechar as portas? Não, estou afirmando que cartas tradicionais caíram em desuso e que com a inclusão Digital (banda larga nos interiores, computadores nas escolas, bônus demográfico, aumento de renda, etc..) a grande massa da população também estará, cada vez mais conectada e isso é uma tendência.
Fonte: http://joaokepler.blog.br
0 comentários:
Postar um comentário