De acordo com Miguel Badenes, formação profissional abre as portas para o primeiro emprego.
Fim à ditadura do bacharelado
"A população brasileira ainda tem, cada vez menos, a prerrogativa do ensino superior. À medida que o Brasil avança com novas tecnologias há uma liberdade e uma possibilidade de se galgar um bom emprego sem ter curso superior. Isso vai ser vai ser consolidado ao longo do tempo. Os cursos técnicos de nível médio vão proporcionar à população bons salários e, com isso, consolidar a vida profissional sem que as pessoas precise de uma graduação."
Diferença entre curso técnico e curso de graduação
"O curso técnico é de nível médio. O aluno tem que concluir o ensino médio para ter a complementação técnica e poder exercer uma profissão. No curso de graduação, o aprendizado é muito mais avançado e mais longo."
Vantagens
"Com um curso técnico, você pode se autocustear caso venha a estudar em uma universidade privada. Eu fiz o curso técnico e depois me formei em engenharia. Quando você tem um curso técnico e vai fazer graduação na mesma área, tem muito mais facilidade para galgar os futuros conhecimentos. Com certeza, é um facilitador. Hoje a formação profissional é tratada como um código de barras: tem validade. Você não se forma e para de estudar. O estudo vai ter que continuar pelo resto da vida, porque são novas metodologias e tecnologias. Independentemente de fazer o curso técnico para depois fazer a graduação, você pode utilizar o aprendizado para se especializar em determinada área da sua graduação."
Salário
"Depende do curso e do local onde a pessoa está situada. A média inicial é em torno de R$ 1,5 mil. Isso vai depender do técnico em relação a sua empresa. Há exemplos de alunos egressos de cursos técnicos que hoje ganham mais de R$ 10 mil."
Idade
"O curso profissionalizante técnico de nível médio não tem idade. Ao término do ensino fundamental, o aluno pode iniciar, concomitante ao ensino médio, o curso técnico. O curso de qualificação também não tem idade para ser iniciado."
Chance do primeiro emprego
"Na realidade, quando o aluno termina os estudos do curso técnico, tem que complementar com o estágio curricular. O aluno só recebe o diploma de técnico após o estágio, que deve ser em uma empresa. Normalmente, as empresas que oferecem estágio dão continuidade ao trabalho dos estagiários. Com isso, o primeiro emprego fica facilitado."
Dicas para se tornar um bom profissional
"É preciso ter ética, lealdade com seus demais companheiros, responsabilidade profissional e respeito pelo empregador. Essas são condições para qualquer pessoa exercer uma profissão. Para um técnico, é preciso uma formação técnica além desses requisitos."
0 comentários:
Postar um comentário