A curiosidade de conhecer os Estados Unidos e o chamado american way life (modo de vida americano) foi um fator essencial para a persistência da estudante do 4º ano de Edificações, turma 214-A do Campus Maceió, Aline Nicolau, 18 anos que, depois de perder o prazo em 2010, ela foi escolhida, este ano, pela embaixada norte-americana, como uma dos 35 jovens embaixadores que passarão três semanas em um estado americano, uma iniciativa de responsabilidade social das embaixadas do Brasil e dos EUA e coordenada pela primeira-dama Michelle Obama, a quem Aline terá o prazer de conhecer na Casa Branca.
O programa levará estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Aline Nicolau atendeu a todo o requisito, inclusive a de espírito de solidariedade, demonstrado, por intermédio de duas ações voluntárias que ela desenvolve em uma comunidade evangélica e na Escola Estadual Manoel Simplício, no bairro do Jacintinho, Maceió, onde é monitora de inglês de 20 crianças. O resultado do programa de intercâmbio foi divulgado na sexta-feira (28) pela Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília por teleconferência.
Foi por meio do mural do IFAL que a estudante soube do Jovens Embaixadores. Depois de um contato com a responsável pelo programa, professora de inglês Magda Zanotto, Aline Nicolau se inscreveu, realizou a prova oral e escrita na Escola Afrânio Lages, no Cepa, além de ter recebido em sua casa uma visita dos avaliadores. Em seguida, participou de uma imersão com todos os candidatos do Nordeste, em Recife. O resultado causou surpresa a aluna do IFAL que não escondia a alegria da conquista, almejada desde a infância.
Aline aprendeu o idioma, seguindo os passados da mãe, professora de inglês Sandra Regina. “Eu pegava o material que ela aplicava e começava a ler. Depois fui matriculada em uma escola de línguas particular, cursei também no Espaço Cultural da Ufal e estou sempre lendo.”, disse a estudante.
O período da viagem ocorrerá de 3 a 29 de janeiro de 2012 e, antes de ser alojada em uma casa de família americana, Aline Nicolau e os outros colegas de intercâmbio irão para Washington, onde visitarão a Casa Branca e se encontrarão com a primeira-dama Michelle Obama, gerenciadora do programa. No portal do programa, há, inclusive, uma declaração de Michelle que diz o seguinte: “o futuro de duas nações, depende, não apenas da relação entre presidentes e ministro. Ele depende também das relações entre nossos povos, em especial, entre nossos jovens”.
Cultura alagoana
O estado americano que Aline Nicolau ficará ainda não foi revelado e, ela acha que será surpresa, mas para ela, seria melhor que fosse no Nordeste dos EUA, como Nova Iorque, por exemplo. “Acho que o nordeste americano muito cosmopolita e mais fácil de entender a cultura e o modo de vida”, destacou. No entanto, independentemente do estado aonde vai se alojar, a aluna tem como meta, levar na bagagem a cultura nordestina, em especial a de Alagoas. ”Vou levar CD s com forro pé-de-serra, o folclore alagoano , a cultura de forma geral e a literatura do meu Estado para mostrar o que temos de bom. Quero também colher tudo que eles têm de melhor”, ressaltou.Ela acredita que este objetivo será aceito de bom grado pela família americana.
E como Aline imaginar ser essa família que a acolherá nos Estados Unidos? “Eu imagino uma família, tipicamente americana, com dois filhos como tradições como existe na hora do almoço e jantar com todo mundo reunido ao redor da mesa”, disse a estudante.
0 comentários:
Postar um comentário